VOLTAR
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A PORTARIA REMOTA

QUAIS SÃO AS ALTERNATIVAS SE CASO A BIOMETRIA NÃO CONSEGUIR LER O DEDO DE ALGUM MORADOR?
O morador pode adquirir uma TAG de acesso, e não precisará usar a biometria. E se por ventura, esquecer a TAG, ele deve acionar o interfone, e será atendido pela central da MinhaPortaria.Com | FocusMind que fará a devida triagem de segurança e irá liberar o acesso ao respectivo morador.
E COMO BLOQUEAR UMA TAG, CASO HAJA PERDA OU ROUBO DO DISPOSITIVO?
O morador tem 6 meios de comunicação com a central da MinhaPortaria.Com | FocusMind: 0800 7721148 que funciona no Brasil todo, WhatsApp da portaria onde estamos 24 horas logados para atender os moradores, telefone comum 11.5055-0401, email dedicado (portaria@minhaportaria.com), interfone do prédio e das unidades (ramal ) e o Aplicativo para celulares que permite uma comunicação direta com a central da MinhaPortaria.Com | FocusMind. Assim, quando o morador perceber que perdeu a TAG ou o controle de veículos, deve nos comunicar imediatamente para que façamos o bloqueio. A partir desse instante, o dispositivo não mais funcionará no controle de acesso do condomínio.
COMO É O CONTROLE DE ACESSO DOS VISITANTES?
Nós da MinhaPortaria.com temos a responsabilidade por esses acessos e esse é um ponto que merece total atenção da nossa operação!A triagem dos visitantes, sempre, é feita por um agente de segurança qualificado e devidamente treinado, aumentando a segurança e dificultando a entrada de possíveis invasores. Todas as autorizações e intervenções ficam armazenados em nossa base por 1 ano.
QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS PARA LIBERAR UM VISITANTE?
-> O visitante interfonará indicando qual unidade deseja visitar;
->Direto de nossa Central, um agente de segurança fará o atendimento, solicitando os dados do visitante – nome e unidade;
->O operador interfonará na respectiva unidade, a fim de solicitar a autorização e validar a visita, informando o(s) nome(s), quem são e quantas pessoas o acompanham;
->E somente através da autorização do morador é que o operador acionará remotamente a porta para a liberação da entrada dos visitantes;
->O operador informará ao visitante que o acesso dele foi liberado e fará a abertura dos portões direto da central.
->A MinhaPortaria.Com | FocusMind atua rigorosamente na liberação de visitantes, assumimos total responsabilidade por esse acesso. Em alguns casos, o condomínio define como procedimento o registro de foto e documento de todos os visitantes e prestadores de serviço. Dessa forma, uma vez autorizado o acesso do visitante, o procedimento de registro da foto e conferência de documento é feito.
COMO É O CONTROLE DE ACESSO DE FUNCIONÁRIOS DOMÉSTICOS? HÁ UMA TAG/LIBERAÇÃO ESPECÍFICA PARA ELES?
Cada condomínio define um procedimento específico, porém sugerimos que os condôminos façam o registro de todos os funcionários e que deem a eles um dispositivo de acesso, seja ele através do cadastramento da biometria ou uma TAG.
O CONCEITO GERAL DO SISTEMA É MUITO SIMPLES, TODOS QUE POSSUEM UMA REGRA DE ACESSO AO CONDOMÍNIO DEVEM OBRIGATORIAMENTE POSSUIR UM DISPOSITIVO DE CONTROLE DE ACESSO PARA QUE A TRIAGEM SEJA FEITA PELO SISTEMA. TODA VEZ QUE ESSA TRIAGEM PRECISA SER FEITA ATRAVÉS DA AÇÃO HUMANA A POSSIBILIDADE DE FALHAS AUMENTA CONSIDERAVELMENTE.
COMO OCORREM AS ENTREGAS DOS PRESTADORES DE SERVIÇO, COMO ENCOMENDAS E CARTAS?
Cada condomínio define como deverá ser feito esse procedimento. Em geral, define-se um funcionário (zelador ou síndico) que será o responsável em receber essas mercadorias, estabelecendo uma restrição do horário de recebimentos, em função dos horários do funcionário. Sendo assim, todos os moradores deverão estar cientes desse horário, para que possam avisar antecipadamente “os entregadores ou a empresa de entrega” sobre o horário de recebimento, na maioria das vezes, o horário comercial. Alguns condomínios adotam como procedimento que apenas o morador receberá encomendas, o que exige que o mesmo esteja presente para o recebimento quando as encomendas chegam.
EM CASO DE FESTA, COMO FUNCIONA A LIBERAÇÃO DOS CONVIDADOS?
O morador envia para a central de monitoramento da MinhaPortaria.Com | FocusMind, através dos meios de comunicação existentes, uma lista de convidados e fazemos a liberação dos visitantes. Se chegar alguém que não está na lista iremos entrar em contato com o morador para coletar a autorização.
QUE TIPO DE NOTIFICAÇÃO O MORADOR RECEBE NO SEU CELULAR?
Pelo aplicativo da MinhaPortaria.Com | FocusMind o morador recebe tudo que ocorre referente a unidade dele, como por exemplo, a chegada de um visitante, rodízio do carro dele, informações importantes sobre encomenda e todas as informações pertinentes a ele e a unidade dele. Além disso também encaminhamos via SMS tudo o que impacta na circulação das pessoas, como por exemplo, se ocorreu queda de energia no prédio, elevador quebrado, falta de água no prédio, “prédio em situação de risco”, entre outros avisos.
QUANDO ACIONAR A PORTARIA REMOTA?
Todo tipo de solicitação pode ser encaminhado através da PORTARIA REMOTA. Por exemplo:
> Caso queira informar sobre algum problema de ordem técnica ou operacional.
> Caso tenha que receber alguma encomenda e já queira deixar autorizado o recebimento.
> Caso queira solicitar algo ao Zelador.
> Caso pretenda deixar pré-autorizado o acesso de Convidados para uma festa ou uma reunião em sua Unidade ou no Salão de Festas.
> A entrega da Lista de Convidados deverá ser feita com 3 dias úteis de antecedência. Na Lista deverá constar o nome completo do Convidado e, desejavelmente, uma senha. NOTAR: Esta lista prévia fará com que os seus convidados não percam tempo na espera, às vezes na chuva, tendo maior conforto no seu acesso.
> IMPORTANTE – O Acompanhante que não constar da Lista de Convidados não terá o acesso liberado, sendo obrigado a passar pela rotina de identificação de um visitante comum.
> Caso precise atualizar o seu cadastro (alterar ou incluir novo número de celular, incluir ou excluir pessoas associadas à Unidade; substituir, incluir ou excluir veículo etc.).
> Caso necessite um dispositivo de acesso adicional ou substituir um com problema.
QUANDO USAR O DEDO DE PÂNICO?
O dedo de pânico deve ser usado quando o Morador estiver sendo coagido a entrar no prédio por um terceiro ou se suspeitar que a sua segurança está em risco.
ATENÇÃO: use o dedo de pânico nos leitores externo e interno da clausura.
QUANDO USAR O BOTÃO DE PÂNICO DO CONTROLE REMOTO?
O botão de pânico do controle remoto deve ser usado quando o Morador estiver sendo coagido a entrar na garagem do prédio por um terceiro ou se suspeitar que a sua segurança está em risco.
ATENÇÃO: use o botão de pânico para abrir os portões externo e interno da clausura.
COMO USAR O CHAVEIRO DE PROXIMIDADE NUMA SITUAÇÃO DE PÂNICO?
Mantenha o chaveiro próximo do leitor por um pouco mais de 2 segundos.
ATENÇÃO: proceda deste modo nos leitores externo e interno da clausura.
O QUE ACONTECE NUMA SITUAÇÃO DE PÂNICO?
Quando o Usuário sinalizar a situação de pânico, a Portaria Remota (1) buscará certificar-se de que há uma emergência de fato, (2) e, em caso positivo, acionará o COPOM (190), (3) avisará o Zelador e o Síndico, (4) enviará um SMS de alerta aos moradores e (5) monitorará pelas câmeras a evolução da ocorrência, inclusive para orientar a Polícia.
QUANDO USAR A PALAVRA-CHAVE?
A PALAVRA-CHAVE será solicitado pela Portaria Remota para confirmação da identidade nas situações em que o Usuário cadastrado não conseguir o acesso ao prédio.
O QUE FAZER EM CASO DE PERDA OU FURTO DE UM DISPOSITIVO DE ACESSO? Informe imediatamente a Portaria Remota para que o mesmo seja bloqueado.
QUEM RECEBE AS CORRESPONDÊNCIAS?
As CORRESPONDÊNCIAS COMUNS serão depositadas pelo Carteiro nas caixas de correio e serão recolhidas e entregues nas Unidades pelo Zelador. Na entrega de CORRESPONDÊNCIAS REGISTRADAS a Portaria Remota acionará o Zelador, que a receberá, registrará no Livro de Protocolo e entregará ao destinatário. Se a entrega ocorrer na ausência do Zelador, a Portaria Remota ligará para a Unidade e o Morador ou seu funcionário descerá para recebe-la.
QUEM RECEBE JORNAIS E REVISTAS?
Os jornais e revistas serão depositados pelos entregadores em caixa destinada a este fim. O Zelador os recolherá e entregará na Unidade. Na ausência do Zelador, caberá ao Morador retirá-los.
QUEM RECEBE ENTREGAS DE VOLUMES DE PEQUENO PORTE E DO TIPO “DELIVERY”?
O recebimento (encomendas, delivery etc.) e o despacho (para lavanderia etc.) será feito pelo Morador ou Funcionário da Unidade.
QUEM RECEBE ENTREGAS DE VOLUMES DE GRANDE PORTE?
O recebimento de produto que, por seu tamanho, peso ou natureza especial, obrigue o ingresso do entregador no prédio, somente poderá ocorrer com o acompanhamento do Zelador e após a identificação dos entregadores junto à Portaria Remota. QUEM DÁ ENTRADA A UM VISITANTE? O Visitante chama a Portaria Remota, que pede autorização ao Morador. Em caso positivo, abrirá os portões de pedestre.
E OS CONVIDADOS DE UMA FESTA OU REUNIÃO?
Se o Visitante constar de uma Lista de Convidados enviada com antecedência à Portaria Remota, o seu acesso estará pré-autorizado, sem necessidade de consulta ao Morador. Com a lista prévia, o acesso do Convidado será rápido e confortável. ATENÇÃO: O Acompanhante que não constar da Lista como sendo convidado seguirá a rotina de acesso do visitante comum.
COMO E QUANDO O FUNCIONÁRIO DA UNIDADE TEM ACESSO AO PRÉDIO?
Se o Condômino NÃO CADASTROU o seu Funcionário junto à Portaria Remota, ele seguirá a rotina de acesso do visitante comum. Se o Condômino CADASTROU o seu Funcionário junto à Portaria Remota, ele terá acesso livre nos dias da semana autorizados. Em dias não autorizados no cadastro, o Funcionário será submetido à rotina de acesso do visitante comum. IMPORTANTE: Na dispensa do Funcionário, comunique imediatamente a Portaria para que o seu acesso seja bloqueado.
O QUE ACONTECE NO CASO DE FALTA DE ENERGIA?
O sistema de acesso (leitores de biometria e chaveiro, interfones, portões etc.) funcionará normalmente por 4 horas, com a energia fornecida por um conjunto de nobreaks. Nos CORTES PROGRAMADOS de energia por tempo superior à autonomia dos nobreaks, a Portaria Remota – acionada com antecedência pelo Síndico – disponibilizará uma equipe para reforçar a autonomia das baterias e/ou para fazer a operação manual do sistema, até a normalização do fornecimento.
O QUE ACONTECE NO CASO DE TRAVAMENTO DO PORTÃO DA GARAGEM?
O Morador que identificar o problema deverá ligar imediatamente para a Portaria Remota comunicando o fato. A Portaria Remota acionará o Zelador, se dentro do seu expediente, para destravá-lo e enviará equipe de manutenção para fazer o reparo. Fora do expediente do Zelador, um Morador habilitado será convocado.
COMO O PRESTADOR DE SERVIÇO DA UNIDADE TEM ACESSO AO PRÉDIO?
CHAMADO ÚNICO (tipo Net) – A Portaria consulta o Morador e, autorizada, cadastra o Prestador (dados pessoais e duração estimada do serviço) e abre os portões. Se em serviço, o Zelador acompanha o Prestador de Serviço à Unidade. SERVIÇO PROLONGADO (tipo pintura) – No primeiro dia, a Portaria consulta o Morador e, autorizada, cadastra o Prestador (dados pessoais, dias e horários de entrada e saída) e abre os portões. Se em serviço, o Zelador acompanha o Prestador de Serviço à Unidade. Nos dias seguintes, dentro das condições cadastradas, a Portaria Remota abre os portões. Se solicitado, o Morador será consultado antes de cada acesso.